Home » Básico de vinhos

Espumantes brasileiros são muito premiados no exterior

6 dezembro 2011 | por Editorial | 1 Comentário


Premiado em diversos concursos internacionais, os vinhos espumantes brasileiros são reconhecidos no mundo inteiro tanto pela excelência de paladar como pela qualidade na elaboração. O solo, as condições climáticas e o cultivo das uvas são alguns dos motivos que garantem esse reconhecimento internacional da qualidade do espumante brasileiro.

Espumantes produzidos na Serra Gaúcha são elaborados em condições climáticas que normalmente seriam hostis para a produção de vinhos, porém essas condições somadas à acidez do solo proporcionam ao espumante brasileiro qualidades especiais. O volume de chuva não favorece o amadurecimento da uva, fazendo com que a bebida não fique muito doce.

Apesar de conhecido como “o Vinho do Verão”, o espumante brasileiro combina com diversas ocasiões, já que é uma bebida leve e que deve ser servida gelada. Comumente consumido nas festas de Natal e Ano Novo, o espumante possue fama de ser um vinho mais sofisticado, porque geralmente está relacionado a comemorações especiais, o que espanta um pouco os brasileiros a consumirem essa bebida no dia a dia.

Nossos espumantes possuem cor que varia do amarelo pálido ao amarelo ouro, mas também podem ser encontrados em tons do rosa ao avermelhado. O aroma é logo sentido já que é potencializado pelas borbulhas características da bebida e pode lembrar algumas frutas, pães e outros odores que variam de acordo com as uvas usadas na produção. Ao colocar o espumante na boca, o sabor é sutilmente ácido e as borbulhas proporcionam sensação diferente à do vinho.

Além dos diferenciais já citados, se comparados aos importados, os espumantes brasileiros têm preços acessíveis e competitivos, além da qualidade que a cada ano evolui mais. Diante dessas considerações, não espere apenas o Natal e Ano Novo e inclua os espumantes brasileiros definitivamente na lista de vinhos bebidos regularmente. Do ponto de vista da harmonização você vai perceber que o espumante pode funcionar perfeitamente como um coringa, acompanhando refeições inteiras, exceto as sobremesas. Experimente!

1 Comentário »

  • Edvan Lopes disse:

    Olá Sr. Cabral.

    Não é atoa que a venda de espumantes nacionais cresceu 20% em 2011 a alta qualidade e a dedicação de muitas vinícolas na busca de aprimoramento constante. Foi o quinto ano seguido de alta. A bebida é uma das favoritas entre os brasileiros para o brinde do revéillon, casamentos e festas informais , a grande oferta de diferente variedades de espumantes também é fundamental para este crescimento.

    Um abraço para Sr e Dona Leda e muita saúde.

    Edvan Lopes
    Sommelier

Deixe um comentário!

Adicione o seu comentário abaixo, ou Faça o trackback para o seu site. Você também pode assinar os comentários via RSS.

Não envie Spam.

Este blog está habilitado para receber Gravatars. Para adicionar o seu avatar, por favor registre-se em Gravatar.