Home » Básico de vinhos

Grau Baumé

4 março 2009 | por Carlos Cabral | 12 Comentários

Escala que é utilizada para medir a densidade de açúcar de um mosto ou do vinho. Um grau Baumé equivale a 1,8° Brix. Usando-se o refratômetro podemos medir o grau Brix dos vinhos. Por exemplo, no caso do Vinho do Porto, quando o mosto atingir 7° Be é o momento de se interromper a fermentação, adicionando-se uma aguardente vínica, assim, a doçura dos vinhos do Porto são originárias do açúcar natural do vinho.

12 Comentários »

  • .ap disse:

    Qual é o grau brix de um vinho tinto comum?

  • David Leão disse:

    Bom dia,

    Estou a iniciar um late harvest e não sei quando interromper a fermentação.

    O álcool provável é de 19,5 e a densidade inicial de 1130, sei que isso é tudo muito subjetivo mas estou a pensar num vinho com 13º. Há possibilidade de saber quando isso vai acontecer?
    A adega em nível de tecnologia é limitada tenho controle de frio até 9º que penso não ser suficiente para acabar com a fermentação. Em nível de SO2 para interromper a fermentação tenho medo dos gostos a sulfidrico. Qual a melhor maneira de acabar com a fermentação?

    Estou radiante com o mundo dos licores por acaso não tem protocolos de vinificação dos diferentes licores em nível mundial para eu poder experimentar?

    Atentamente fico a aguardar uma vossa resposta que aguardo com expectativa.

    David Leão

  • Carlos Cabral (author) disse:

    O grau brix é a quantidade de açúcar na hora da colheita. No Sul do Brasil quando conseguimos acima de 15 g por litro já é hora da colheita, mas o ideal é sempre acima de 20 g. No Chile, por exemplo, chega-se facilmente aos 25 g, fato que dá aos vinhos uma grande concentração de álcool após a fermentação. Quando as uvas não atingem o açúcar desejado, a Lei Brasileira permite a Chaptalização (adição de açúcar comum para ajudar na fermentação) daí os vinhos de mesa mais populares serem levemente adocicados.

  • Carlos Cabral (author) disse:

    Caro David Leão,

    Com enófilo e não enólogo tenho conhecimento limitado neste seguimento do final da fermentação.

    Temos no Brasil a ABE – Associação Brasileira de Enologia, que congrega todos os enólogos do Brasil. Escreva para eles estas duvidas, são mais de 300 profissionais que só fazem isso, vinho todos os dias e eles te ajudarão. Pode informar que é um pedido de minha parte, vou reforçar esta tua questão e verá que te ajudarão. O endereço é: enologia@enologia.org.br e o Presidente é Christian Bernardi.

    Grato,

    Carlos Cabral

  • ana clara disse:

    Me ajudem nessa questão,

    Qual deverá ser a concentraçao em °bé (grau baumé) para uma solução de H2SO4, cuja densidade é 1,70g/cm3?

  • Carlos Cabral (author) disse:

    Cara Ana Clara,

    Por favor pergunte esse tua questão ao pessoal da Ass. Brasileira de Enologia ( enologia@enologia.org.br) você terá uma resposta correta, dado por quem faz o vinho, eu só os degusto e divulgo, e os amo de paixão!

    Abraços,

    Carlos Cabral

  • jaqueline patrícia de magalhães disse:

    Olá,

    Assim como você desde menina sou apaixonada por um bom vinho tinto. Tenho desejo de fabricar vinhos de qualidade, para presentear, vender…brindar; claro; mas não tenho muito conhecimento. O conhecimento que tenho adquiri através da família que às vezes inventava de fazer vinho em casa e ficava muito bom. Tenho alguns pés de uva da variedade Cabernet Sauvignon e dizem que ela produz um dos melhores vinhos tintos. Mesmo sem conhecimento técnico eu poderia fabricar vinhos com o pouco de conhecimento que tenho? Ex: conheço as etapas de fermentação, controle de temperatura do mosto, grau de açúcar. Para começar no ramo é suficiente?
    Aguardo respostas suas.

    Grata, Jaqueline.

  • Carlos Alberto Fabin disse:

    Recife, 19 de Setembro de 2.011

    Prezado Carlos Cabral, boa tarde.

    Gostaria que Voce me ajude;

    Estou calculado um Tanque, onde o Cliente indica a concentração da Soda Cáustica de;

    a- ) 10° BAUMÉ ( 6,7 wt% ) 28 °C

    b- ) 20° BAUMÉ ( 14,3 wt% ) 32 °C

    Atenciosamente,
    Eng. Carlos

  • Carlos Cabral (author) disse:

    Caro Carlos, estou enviando tua pergunta ao enólogo chefe da Vinícola Miolo, onde a resposta será mais precisa.

    Atenciosamente,
    Carlos Cabral

  • Carlos Cabral (author) disse:

    Hoje o mercado não aceita mais que façamos as coisas como queremos. Contratar um consultor enólogo, lá no sul, não é difícil, e aprender com ele seria o ideal. Consulte o pessoal da Associação Brasileira de Enologia, você será bem recompensada.

    Atenciosamente,
    Carlos Cabral

  • WALTER ESTEVES disse:

    Quero tirar uma dúvida, moro em um condomínio de alto padrão onde acontecem grandes festas como (queijos e vinhos), que são servidos somente de gosto mais forte (vinhos secos, rascante ou semi secos) porém nunca os vinhos suaves ou adocicados. Ao indagar ao síndico tive a seguinte resposta “me desculpe porém não existe vinho doce ou suave de boa qualidade, só tem porcaria é para leigos que não entendem nada de vinho”. Pergunto se essa alegação procede? Se realmente é brega servir o gostoso vinho tinto ou branco suave de mesa? Pessoas que apreciam o vinho suave de mesa seriam leigas ou até mesmo bregas por não entenderem que o verdadeiro bom vinho é realmente rascante ou seco? Qual vinho tinto doce ou suave indicaria para ser servido em uma festa refinada?

    Atenciosamente,
    WALTER ESTEVES

  • Carlos Cabral (author) disse:

    Caro Walter,

    O síndico está totalmente equivocado. O melhor vinho de Portugal, o Vinho do Porto é o grande parceiro dos queijos azuis (Roquefort, Stilton e Gorgonzola) os vinhos franceses Mombazillac e Sauternes também combinam com diversos queijos de cabra, já o Tokay da Hungria também é grande parceiro dos queijos Emental curado e do Morbier. O vinho argentino da uva Torrontes combina maravilhosamente bem com o Gorgonzola.

Deixe um comentário!

Adicione o seu comentário abaixo, ou Faça o trackback para o seu site. Você também pode assinar os comentários via RSS.

Não envie Spam.

Este blog está habilitado para receber Gravatars. Para adicionar o seu avatar, por favor registre-se em Gravatar.